segunda-feira, 21 de maio de 2012

Exposição Guerra e Paz - Cândido Portinari

Na sexta-feira, 18 de maio, todos os arte/educadores da rede estadual de ensino tiveram o prazer e a emoção de apreciar os murais de Cândido Portinari - Os Guerra e Paz. São dois painéis gigantescos cuja amplitude e beleza encantam e emocionam o olhar! 

Propiciada pela Secretaria de Educação, a ida à exposição, localizada em São Paulo, no Memorial da América Latina previu a visita aos mundialmente famosos murais Guerra e Paz cuja grandiosidade não se percebe em ilustrações...Os pescoços tremiam em busca de mais um detalhe...O ambiente ocasionou um encontro entre Portinari e seus fruidores: crianças, jovens, adultos, idosos... Repórteres, estudantes, educadores ou, simplesmente fruidores tiveram uma oportunidade única de encontrar e abraçar Portinari, presente em cada mosaico de seus murais que, unidos, formam uma monumental obra de arte (14 X 10 m)  registrada pela eternidade em nossa História da Arte!

Obviamente que, quando convidadas, não hesitamos em aceitar, pois talvez nunca tivéssemos o prazer e a lágrima contida em apreciá-las...de perto...de frente...de cima...de baixo e por todos os ângulos cujos olhos podiam alcançar, além de poder verificar em cada esboço na Galeria Marta Traba, a primazia do gênio artista e do artista gênio se preferirem. Fomos eu, Eleni Souza e Raphaela Simon- arte/educadoras - da Alceu Gomes e que agora descrevem a seus alunos a visita à exposição como uma passagem onírica de tão surpreendente é a sua visão artística!

Pena não ser assim o ensino da Arte: tão perto e intenso como ocorre quando estamos diante de obras e podemos desfrutá-la da maneira que nos convier!

Valeu demais!  
Obrigada Alceu! Obrigada Secretaria da Educação! Obrigada Derita e PCNPs!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo !

Deixe-nos o seu comentário!